Alimentação Escolar
A alimentação escolar, oferecida a todos os alunos da Rede Municipal de Educação, é composta por refeições saudáveis e balanceadas para atender as necessidades nutricionais dos alunos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento e a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Os cardápios são elaborados por nutricionistas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Lei 11.947 de 16 de junho de 2009 e Resolução nº 06 de 08 de maio de 2020) e considera a faixa etária dos alunos, período de frequência na escola, necessidades especiais específicas.
Em 2014, a Prefeitura de Vinhedo adotou junto aos alunos dos ensinos fundamental I e II (do 1º ao 9º ano) o projeto Merenda Certa na Hora Certa.
Por meio deste projeto as Escolas Municipais (EMs) passaram a servir aos alunos que estudam em período parcial matutino, um lanche às 9 horas; e o almoço às 11h50 (antes do aluno sair da escola) e para os estudantes do período da tarde, o almoço é servido às 12h40, antes do início das aulas; e às 15 horas é oferecido o lanche adequado ao horário, proporcionando uma dieta mais equilibrada e estimulando entre os educandos a adoção de hábitos alimentares balanceados.
Os cardápios são disponibilizados mensalmente às Unidades Educacionais, podendo ainda serem acessados por meio dos links abaixo:
*O cardápio do dia está sujeito a alterações em função de possíveis atrasos na entrega de mercadoria
**As compras efetuadas e em andamento também podem ser acompanhadas pelas publicações oficiais. As licitações e compras públicas são realizadas pela Prefeitura mediante processo licitatório. Os interessados devem acompanhar as publicações de avisos de licitações, consultando os respectivos editais para participação nos certames que sejam de seu interesse. As publicações geralmente ocorrem no Boletim Municipal e, quando o caso, nos diários oficiais do Estado e da União.
Qualidade da alimentação
Todos os alimentos utilizados para o preparo da alimentação escolar, devem atender às especificações e características que garantam a qualidade e segurança alimentar dos alunos.
As mercadorias passam por processo constante de fiscalização desde seu recebimento e são devolvidas quando estão em desacordo com as características e padrão de qualidade exigidos.
Ainda são realizados testes de aceitação e analise sensorial da alimentação e, periodicamente, são realizados questionários sobre a qualidade da alimentação para diretores, funcionários e alunos.
Preparação dos alimentos
Na preparação dos alimentos são utilizados temperos naturais e que deixam a comida ainda mais gostosa, tornando os pratos nutritivos e prazerosos ao paladar.
Para garantir a qualidade dos alimentos, a equipe responsável pela alimentação escolar realiza visitas semanais nas escolas e supervisionam o trabalho de todos os envolvidos no processo de preparo das refeições, acompanhando desde a chegada dos pedidos na cozinha ao momento em que ele vai para o prato do estudante.
Para o preparo de toda alimentação escolar, as merendeiras seguem normas de boas práticas de higiene para manipulação de alimentos. As profissionais trabalham paramentadas, com uniforme, toucas, etc. e recebem capacitação semestralmente, para reforçar que todos os procedimentos relacionados à produção das refeições sejam cumpridos.
CAE - Conselho Municipal de Alimentação Escolar
O CAE é responsável por fiscalizar a qualidade e recursos financeiros destinados à alimentação escolar.
Participa e organiza reuniões para acompanhar ou criar projetos na alimentação escolar, possui membros de unidades escolares e que apresentam dúvidas e questionamentos, fiscalizam as condições gerais das cozinhas escolares e realizam visitas técnicas mensalmente em escolas aleatórias, a fim de acompanhar o processo de preparo e distribuição alimentação escolar. Clique aqui e saiba mais sobre o CAE.