Transporte coletivo: horários, itinerários e valores
Em 23 de agosto de 2020 tiveram início as operações do Mobilidade Vinhedo – MOV, novo sistema de transporte coletivo do município.
A partir de 22/01/2022 as linhas do transporte público municipal sofrerão alterações nos itinerários e horários, para maiores informações clique aqui
Para consultar as linhas do transporte público municipal, que estão em atendimento durante a pandemia de COVID-19 e dentro das fases deliberadas pelo Plano SP, clique aqui.
Se deseja obter informações sobre as linhas intermunicipais, clique em cima da linha de interesse:
‣ Linhas 206 e 5678 - Artesp - Horários durante pandemia de COVID-19 - Baixar
É possível acompanhar, em tempo real, onde está o veículo de determinada linha municipal?
Sim. Para tanto, deve fazer uso de aplicativo disponível ao download nos sistemas IOS e Android e que se chama Citta Mobi.
Por meio dele é possível acompanhar o trajeto do ônibus do seu interesse, sabendo o horário previsto de chegada ao ponto de seu embarque.
Para consultar as linhas que estão em atendimento durante a pandemia de COVID-19, dentro das fases deliberadas pelo Plano SP, clique aqui.
Com a mudança de empresa concessionária, posso usar o meu cartão antigo de passagens?
Os cartões antigos com passagens terão validade até 21 de novembro de 2020, isto é, pode ser usados em até 90 dias a partir da entrada em operação do novo sistema (a contar de 23 de agosto de 2020).
A nova frota tem, na catraca, um sistema de reconhecimento facial para impedir que pessoas utilizem cartões de outros usuários, como por exemplos daqueles que são isentos do pagamento.
Quem for flagrado portando o cartão que não lhe pertença será proibido de embarcar. O valor atual de tarifa do transporte coletivo municipal é de R$ 4,70.
Quantas linhas de transporte coletivo atendem o Município de Vinhedo?
São 11 linhas municipais que operam dentro da cidade, com valor de tarifa de R$ 4,70: 401, 402, 403, 404, 405, 406, 407, 408, 409, 410 e 411.
Os mapas georreferenciados das linhas municipais podem ser consultados clicando aqui. A relação dos pontos de parada de embarque e desembarque, assim como dos pontos de ônibus, podem ser consultados clicando aqui.
Quantos veículos atendem ao transporte coletivo municipal?
As 11 linhas serão atendidas por 17 veículos (dois de reserva, para o caso de necessidade). Os ônibus têm inscrição “Cidade de Vinhedo” e o brasão do município.
Com a nova frota, todos os ônibus são equipados com wi-fi, ar-condicionado, acessibilidade e com câmeras de monitoramento e segurança.
Há rampas de acessibilidade para 100% da frota, além de espaço exclusivo para acomodação de cadeirantes, bem como assentos preferenciais para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com bebês ou criança de colo, e pessoas obesas.
Todos os assentos – preferenciais e não preferenciais – são de material confortável, semelhantes aos dos ônibus utilizados em viagens rodoviárias.
Como faço para usar a internet por Wi-Fi no transporte coletivo municipal?
Os ônibus da nova frota são equipados com internet wi-fi. O acesso deve ser feito por meio rede Wifimaxx MOV. No primeiro acesso, o usuário deve escolher “Acesso à Internet Grátis” e, depois, selecionar a opção “Não sou Cadastrado”.
Depois, deve se preencher o cadastro uma única vez para gerar sua senha pessoal de acesso. Ao finalizar o cadastro, o usuário recebe um código de segurança por SMS para confirmar seus dados e ativar seu cadastro.
Todos os dados requeridos ao cadastro são obrigatórios.
Quais são as modalidades de bilhete eletrônico (cartão) disponíveis?
São quatro modalidades: cartão comum, cartão escolar, cartão idoso e vale-transporte – à disposição dos moradores. Para conhecê-los, clique aqui.
Em Vinhedo há bilhete único?
A partir da nova concessionária será implantado, em Vinhedo, o sistema de bilhete único, ou seja, que permitirá que o usuário do transporte público municipal possa utilizar mais de uma linha, dentro de um determinado período de tempo, pagando apenas uma passagem.
Em breve serão divulgadas mais informações sobre o início do bilhete único.
Onde posso formalizar manifestações sobre as linhas do transporte coletivo municipal?
Há um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas:
Telefone: (19) 3826-2375
Lembre-se de informar a data, o horário e a linha relacionada à sua manifestação. Caso não receba a resposta em 20 dias, comunique a Ouvidoria Geral do Município:
Você pode procurar a Ouvidoria Geral do Município:
- O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos seguintes canais:
- Presencialmente no paço municipal: Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro, Vinhedo;
- Por formulário eletrônico no Fala.BR;
- Por carta à Ouvidoria Geral do Município: R. Humberto Pescarini, 330, Centro, Vinhedo, CEP: 13280-085;
- Por Rede Social no perfil oficial da Prefeitura de Vinhedo no Facebook ou Instagram, exclusivamente por mensagem direta;
Onde posso formalizar manifestações sobre as linhas do transporte coletivo intermunicipal?
Telefone do Fale Conosco: 0800-724-0555
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas (inclusive feriados).
Para formalizar manifestações ou obter informações das linhas intermunicipais da Artesp (206 e 5678), entre em contato nos seguintes canais de atendimento:
Há linhas fretadas em Vinhedo?
Quais são os contatos dos terminais rodoviários de Vinhedo?
Os contatos dos terminais rodoviários da cidade são:
Terminal Rodoviário Antônio Zechin (Centro)
Endereço: Avenida Independência, nº 5.555, Jardim Alves Nogueira
Telefone: (19) 3876-6384
Terminal Rodoviário Verônica Briski Von Zuben (Capela)
Endereço: Rua Alaor Cieni, s/nº, Capela
Telefone: (19)3886-8212
Qual é o processo licitatório que dispõe sobre a concessão do transporte público em vigência em Vinhedo?
Para mais informações sobre a Concorrência Pública nº 003/2019, com início do trabalho em 23 de agosto de 2020, clique aqui.
Como é calculado o valor da passagem, quando há reajuste de tarifa do transporte coletivo municipal?
O reajuste de tarifa do transporte coletivo se dá a partir do Grupo Executivo para a Integração da Política de Transportes (GEIPOT). Para entendimento dos procedimentos adotados, clique aqui.
Para mais informações, acesse:
Reajuste de tarifa do transporte coletivo (Protocolo nº 559/2020) - Baixar
Reajuste de tarifa do transporte coletivo (Protocolo nº 1623/2019) - Baixar
Ano 9 - Edição 464 - 25 de julho de 2019 - Baixar
Para informações quanto às audiências públicas referentes ao processo licitatório do transporte público, clique aqui.