Secretarias / Departamentos
Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom)

O Cicom fica alocado no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social de Vinhedo. Neste espaço, a Guarda Civil Municipal unifica as informações e os estudos de segurança, do tráfego de veículos e das situações de riscos acompanhadas pela Defesa Civil Municipal, além de também monitorar todas as entradas e saídas da cidade com o uso de câmeras de monitoramento.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC) Vinhedo foi uma das primeiras cidades pioneiras a adotarem um sistema de monitoramento focado à promoção de mais segurança. Alocado no Cicom, está em operação desde o primeiro semestre de 2011 e contempla câmeras Optical Character Recognition (OCR) instaladas nos pontos de entrada e saída do município, que ajudam a armazenar todos os dados dos veículos que entram e saem de Vinhedo e a identificar possíveis suspeitos de envolvimento em práticas delituosas, registrados em sistema.

No sistema OCR as câmeras funcionam como uma espécie de scanner, pois são capazes de fotografar, capturar, registrar e reconhecer caracteres dos veículos que passam nos pontos em que estão instaladas, enviando todas as informações, em tempo real, ao Cicom, da Prefeitura.

O sistema é fomentado por um banco de dados, no qual os operadores podem registrar em uma lista específica os veículos indicados como suspeitos, sejam eles utilizados à prática de crimes ou considerados produtos de furto ou roubo. Caso algum destes veículos, inseridos na listagem especial, passem por um dos pontos nos quais haja uma câmera interligada ao sistema, imediatamente um alarme é acionado no Cicom, que já informa às equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para verificarem a ocorrência.

Ampliação

Ao fim de 2013 a Prefeitura de Vinhedo instalou mais câmeras de segurança destinadas ao monitoramento da cidade. Os novos equipamentos foram instalados em vários locais do município, incluindo as regiões Centro, Portal e os terminais rodoviários Verônica Briski Von Zuben (Capela) e Antônio Zechin (Centro).

Todos os equipamentos da etapa de ampliação foram viabilizados no município após o executivo celebrar convênio com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), vinculada ao Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp).

A celebração de convênio com a Agemcamp se deu por meio da aprovação da Lei nº 3.521/2012, que autorizou a administração municipal a receber os recursos financeiros necessários à implantação do Sistema de Videomonitoramento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Nesta ampliação a maior parte das novas câmeras de monitoramento instaladas na cidade – nas regiões Portal, Centro e nos terminais rodoviários – são de vídeo, que permitem, pela Guarda Civil Municipal, o acompanhamento e a gravação dos pontos diretamente no Cicom. Todas são digitais e têm alta definição.

À transmissão dos dados, faz uso da Infovia Municipal, que é a rede de transmissão oficial e por fibra óptica da própria Prefeitura, dentro de sua ação de transformação de Vinhedo em cidade digital.

Tecnologia

Vinhedo conta com 65 equipamentos de monitoramento, todos digitais e com a alta definição. Além das câmeras de vídeo, a ampliação do sistema de monitoramento também compreendeu a instalação de mais câmeras que operam pelo sistema OCR, tecnologia atualmente empregada pela Prefeitura em todas as entradas e saídas da cidade, para controle dos veículos que circulam na malha viária municipal.

Dentro da expansão do sistema as novas câmeras de OCR foram instaladas em trecho da Estrada da Boiada, sentido Louveira; na Rodovia Edenor Tasca, próximo à entrada de Itatiba; na entrada complementar de Valinhos para Vinhedo, no acesso pela Avenida Avelino Capelatto.

Com as câmeras em instalação, a Prefeitura pôde remanejar para melhor aproveitamento dos equipamentos as OCR do bairro Vila Gallo, no sentido Pinheirinho; as que estavam na Rodovia Edenor Tasca próxima ao Portal do Cristo, alocando estas em novos pontos na Estrada da Fazenda Sant’Anna e próximo ao Observatório.

Informações complementares

Decreto Municipal nº 270/2017 dispõe sobre a autorização para a instalação de câmeras no território do Município, a título precário, e dá outras providências.

Já a consulta dos relatórios de atendimento, vinculados à Guarda Civil Municipal, pode ser feita clicando aqui.