SISTEMA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO NA ÁREA CENTRAL
Sistema eletrônico de cobrança e medição de uso do estacionamento rotativo de veículos, assegurando-se ao usuário as mais diversas formas de pagamento da tarifa pela utilização das vagas - parquímetro, aplicativos para uso via telefone celular, rede de venda credenciada.
- Qual o órgão responsável?
Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, através do Departamento de Trânsito. O serviço de atendimento ao público pelo Telefone (19) 3826-7800 Ramal 5018/5014.
- Qual é o Órgão Prestador?
Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, através do Departamento de Trânsito e Empresa VAGO!
- Quais as normas e/ou legislações que regulam o serviço?
O Código de Trânsito Brasileiro, inciso X do art. 24, em que compete aos órgãos e entidades executivos de Trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição, implantar, manter e operar sistema de estacionamento pago nas vias.
- Quem pode utilizar o serviço?
Todos os condutores que estacionarem seus veículos e/ou caçambas nas vagas que integram o sistema de estacionamento rotativo.
- Há prioridade para o atendimento?
Não, é por ordem de chegada.
Quando o Condutor desejar fazer uso de vagas de estacionamento rotativo durante o período/dias de funcionamento.
Dias/Horários de funcionamento: Segunda à sexta-feira – das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h.
- Onde solicitar o serviço?
Nos 30 parquímetros, aplicativo Vago! para uso via telefonia celular ou rede com 15 pontos de venda credenciada.
Sim, valor da tarifa:
R$ 1,25 cada 30 min (tempo mínimo);
R$ 20,00 diária para Caçamba.
Informar o emplacamento do veículo estacionado, efetuar o pagamento.
Somente no aplicativo VAGO!.
- Há tempo mínimo de tolerância?
Não.
- É necessário o comprovante impresso no para-brisas do veículo?
Não.
- O comprovante não saiu no Parquímetro, o que fazer?
É possível consultar no Parquímetro se o crédito foi atribuído ao emplacamento.
Segue o passo a passo:
1º Passo: Digitar na opção 1 – Estacionamento (Confirma);
2º Passo: Digitar a Placa (Confirma);
3º Passo: Escolher opção 3 – Consulta (Confirma).
- Qual é a forma da prestação do serviço? E o local para acessá-lo?
Através do Sistema eletrônico de cobrança, medição e fiscalização de uso do estacionamento rotativo de veículos, realizada pela equipe de agentes de fiscalização de trânsito, central de atendimento (43) 96198010 -whatszap, e-mail:
suporte@vago.online .
Assegura-se ao usuário as mais diversas formas de pagamento da tarifa pela utilização da vaga:
Parquímetros, aplicativo para uso via telefonia celular ou rede de venda credenciada.
- Endereço dos Parquímetros:
01 – Rua João Pinheiro X Monteiro de Barros;
02 – Rua Monteiro de Barros X Rua Manoel Matheus;
03 – Rua João Corazzari X Rua Monteiro de Barros;
04 – Rua Monteiro de Barros X Avenida 2 de abril;
05 – Rua João Ortiz de Camargo (Prox. A La Budega Restaurante);
06 – Rua João Ortiz de Camargo (Prox. Integração);
07 – Rua Monteiro de Barros X Rua Santos Dumont;
08 – Rua Monteiro de Barros X Jundiaí;
09 – Rua Jundiaí X Rua Nove de Julho;
10 – Rua Nove de Julho X Rua Santos Dumont;
11 – Rua Nove de Julho X Avenida 2 de Abril;
12 – Rua Nove de Julho X João Corazzari;
13 – Rua Nove de Julho X Rua Manoel Matheus;
14 – Rua Nove de Julho X Rua João Pinheiro;
15 – Rua Humberto Pescarini X rua João Pinheiro;
16 – Rua Manoel Matheus X Rua Humberto Pescarini;
17 – Rua João Corazzari X Rua Humberto Pescarini;
18 – Rua Huberto Pescarini (Praça Sant’Ana);
19 – Rua Humberto Pescarini X Rua Santos Dumont;
20 – Rua Humberto Pescarini X (Próximo a Viela Magalhães);
21 – Rua Jundiaí X Rua Humberto Pescarini;
24 – Rua Fernando Costa X Rua Santos Dumont;
25 – Rua Fernando Costa (Próximo ao Margot Café Bistrô);
26 – Rua Fernando costa X Rua João Carazzari;
27 – Rua Fernando Costa X Rua Manoel Matheus;
28 – Rua Santos Dumont X 9 de Julho;
29 – Rua 2 de Abril X 9 de Julho (Prox. Revistaria Central);
30 – Rua João Corazzari, 221.
- Aplicativo: Através de instalação do aplicativo: VAGO! no aparelho celular.
- Rede de venda credenciada para pagamento da tarifa:
OPT Óculos – Rua Nove de Julho, 76 – Centro;
Chaplin Chaveiro – Rua Nove de Julho, 386 – Centro;
Marias e Iguarias – Rua Nove de Julho, 465 – Centro;
ACIVI – Rua Humberto Pescarini, 319 – Sala 01 – Centro;
Vinhedo Paper – Av. Dois de Abril, 164 – Centro;
Florida – Rua Nove de Julho, 17 – Centro;
Espaço Giocare – Rua Fernando Costa, 245 – Centro;
Vikky Boutique – Rua Santos Dumont, 106 – loja 05- Centro;
Verbena Moda – Rua Nove de Julho, 430 – Sala 01- Centro;
Casa das Tintas Vinhedo – Rua Humberto Pescarini, 57 – Centro;
Z Cosmetics Store – Rua João Corazzari, 247 – Centro;
Bella Bijoux – Rua Nove de Julho, 295 – Centro;
MM Utilidades – Rua Monteiro de Barros, 41 – Sala 03 – Centro;
Foto Nelson – Rua Santos Dumont, 342 – Centro;
- Todos os Veículos devem pagar a Tarifa?
O estacionamento é gratuito para motocicletas, veículos conduzidos por pessoa idosa ou com mobilidade reduzida, apenas nas vagas específicas e demarcadas no pavimento, desde que utilizadas com o cartão de estacionamento específico válido, e observado ainda o limite de 02 (duas) horas de ocupação continua de uma mesma vaga.
- Qual o horário de funcionamento do serviço?
De 2ª à 6ª Feira das 9horas às 17horas;
Aos Sábados das 9horas às 13horas.
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ESTACIONAMENTO ROTATIVO ZONA VERDE - MEMORIAL
Sistema eletrônico de cobrança e medição de uso do estacionamento rotativo de veículos, assegurando ao usuário diversas formas de pagamento pela utilização das vagas, por meio de parquímetros, aplicativo VAGO! Através do telefone celular.
A Zona Verde destina-se à promoção da rotatividade em vagas situadas fora da região central, em locais de interesse público, especialmente próximos a centros comerciais e de alta demanda, com tempo de permanência superior ao da Zona Azul. A população em geral pode solicitar na Prefeitura de Vinhedo a fiscalização de trânsito sempre que identificado o descumprimento do que estabelece o CTB - Código de Trânsito Brasileiro.
Atualmente os logradouros abrangidos pela Zona Verde atendem ao Decreto nº343/2025, são eles:
Memorial dos Imigrantes: Vagas em 45° trecho: • Avenida João Batista Falsarela • Rua Manoel Matheus (lateral do Memorial dos Imigrantes) • Estrada da Boiada (em frente ao Memorial dos Imigrantes) • Avenida dos Imigrantes (em frente ao Memorial dos Imigrantes)
- Qual é o órgão responsável?
Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, por meio da Diretoria de Mobilidade Urbana.
- Qual é o órgão prestador?
Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, por meio da Diretoria de Mobilidade Urbana e da Empresa Vago!
- Quais são as normas e/ou legislação que regulam esse serviço?
Código de Trânsito Brasileiro – Lei Federal nº 9.503/1997, art. 24, inciso X; Decreto Municipal nº 343/2025, que institui a Zona Verde; Decreto Municipal nº 158/2022 e alterações posteriores.
Todos os condutores que estacionarem seus veículos em vagas que integram o sistema de estacionamento rotativo Zona Verde.
Uso de caçambas em vagas da Zona Verde:
A colocação de caçambas metálicas em vagas regulamentadas da Zona Verde é permitida somente mediante autorização prévia da Diretoria de Mobilidade Urbana. O uso autorizado está sujeito à cobrança de R$ 20,00 (vinte reais) por dia e por vaga utilizada, conforme previsto na legislação municipal. A permanência de caçambas sem autorização ou fora das condições estabelecidas poderá resultar em autuação e remoção do equipamento.
- Há prioridade para atendimento?
Não. O atendimento é por ordem de chegada.
Durante o período de funcionamento do estacionamento rotativo, observando o tempo máximo de permanência de até 180 (cento e oitenta) minutos por vaga, conforme sinalização regulamentar.
Onde solicitar? Indicado como órgão prestador Nos parquímetros instalados, no aplicativo VAGO!, via telefone celular ou nos pontos de venda credenciados.
- Há taxas ou cobrança de valores?
Sim.
Valor da tarifa: R$ 1,25 (um real e vinte e cinco centavos) a cada 30 (trinta) minutos. Tempo mínimo para aquisição de crédito: 30 minutos.
- Quais são os requisitos e impedimentos?
Informar o emplacamento do veículo estacionado e efetuar o pagamento pelo meio escolhido (parquímetro, aplicativo ou ponto credenciado).
Após o pagamento do período escolhido - 30 min até 3h o usuário do sistema devera realizar o pagamento que poderá ser feito através de:
TAG,
1. Para começar, clique no botão 1,
2. Digite a placa,
3. Confirma,
4. Selecione a forma,
5. Passe o TAG (cartão),
6. Selecione o tempo de estacionamento,
7. Confirma,
8. O tempo máximo será apresentado na tela,
9. Retire o comprovante (se aplicável) ou aguarde sinal de liberação.
MOEDAS,
1. Para começar, clique no botão 1
2. Digite a placa
3. Confirma
4. Selecione a forma de estorno
5. Insira as moedas (ou + / -)
6. Confirma
7. O tempo será apresentado
8. Retire o comprovante (se aplicável) ou aguarde sinal de liberação.
CARTÃO,
1. Para começar, clique no botão 1
2. Digite a placa
3. Confirma
4. Selecione a forma de estorno
5. Insira o cartão (débito ou crédito)
6. Selecione o tempo de estacionamento (ou + / -)
7. Clique em Confirma
8. O tempo será apresentado na tela
9. Retire o comprovante (se aplicável) ou aguarde sinal de liberação.
Não há. É o tempo necessário para o manuseio e confirmação do pagamento.
Há tempo mínimo de tolerância? Não.
Aceita pagamento em pix? Somente no aplicativo (VAGO!)
É necessário o comprovante impresso no para-brisas do veículo? Não.
O comprovante não saiu na máquina, como faço? É possível consultar no parquímetro se o crédito foi atribuído ao emplacamento. Segue passo a passo: 1º Passo: Clicar na opção 1 - Estacionamento, 2ºPasso: Digitar a placa e confirma, 3º passo: Escolher opção nº3 – Consulta.
- Como posso acompanhar o andamento do serviço?
Quando o usuário realizar o pagamento nos parquímetros, é possível realizar a consulta do tempo paga restante para utilização no próprio parquímetro através da opção 3. Consulta placa. No caso de pagamento feito através de aplicativo Vago! Instalado no celular, o usuário poderá acessar o aplicativo a qualquer momento e verificar quanto tempo restante para estacionamento, além de parar a cobrança ou ainda aumentar o tempo de estacionamento.
- Onde posso formalizar uma manifestação sobre esse serviço?
Presencialmente: Rua Humberto Pescarini, nº. 330, Centro. / Através do telefone: (19) 3826-7868 / Por e-mail: ouvidoria@vinhedo.sp.gov.br
Outras reclamações, orientações e informações sobre o serviço: Através do atendimento por WhatsApp (43) 9619-8010, horário comercial nos telefones: (19) 3826-7699 ramal 5014 ou 5018 ou ainda através do 153.
- Atendimento presencial no SIM?
Não.