Focado na redução de riscos de desastres nas cidades, o programa de cidades resilientes, da Organização das Nações Unidas (ONU), foi aderido pela Prefeitura de Vinhedo ainda no início de 2013.
A ação foi aderida em Vinhedo com o objetivo de continuar a preparar o município contra eventuais desastres naturais e para, sobretudo, proteger a população destes eventos.
O comitê está disposto no Decreto Municipal nº 279/2017. Já o Plano pode ser acessado abaixo:
Plano de Resiliência - Defesa Civil Municipal de Vinhedo - 2021 a 2024 - Baixar
A adesão ao programa de cidades resilientes reforça na cidade o comprometimento da administração municipal em promover ações preventivas em todos os setores, em benefício do bem-estar social dos moradores. Na transformação de Vinhedo em cidade resiliente, a Prefeitura também tem como parceiro o Rotary Club da cidade.
A cidade concluiu o segundo ciclo do programa e fortaleceu seu comprometimento com os ideais definidos à ação pela ONU e que, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-SP), coincidem com os objetivos do Estado de São Paulo e envolvem a construção de uma sociedade atenta às ações de prevenção e de redução de risco, sempre preparada para agir diante de um evento adverso, priorizando a preservação de vidas.
A corporação também participa constantemente de treinamentos pela Escola de Governo de Campinas, para formação de agentes deste segmento. Contudo, em Vinhedo, não há a capacitação de radioamadores, sendo que a organização de voluntariado para atuação conjunta com a comunidade aguarda definição nos âmbitos estadual e federal para ser feita na esfera municipal.
Para melhor visualização, a Defesa Civil Municipal disponibiliza um site interativo, com informações das áreas de risco existentes na cidade. Clique aqui para acessá-lo.